Um novo cenário está se desenhando no mercado corporativo brasileiro. De acordo com o estudo “A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais” realizado pelo ACI Institute, da KPMG, a divulgação de informações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) está ganhando espaço nos formulários de referência das companhias abertas, atingindo a marca de 76%.
O aumento de 12% em relação à edição anterior reflete uma preocupação crescente das empresas em promover transparência e abordar questões ligadas à sustentabilidade e responsabilidade social.
Entre os principais destaques do estudo, está o fato de mais da metade das companhias abertas estarem associando indicadores ESG à remuneração variável de seus conselhos de administração e C-levels. Além disso, cresceu significativamente o número de empresas que submetem suas informações ESG as auditorias ou revisões por entidades independentes, passando de 43% para 57%.
A pesquisa também revela que a maioria das empresas está adotando inventários de emissão de gases do efeito estufa e considerando uma matriz de materialidade e/ou indicadores-chave de desempenho ESG como parte das novas exigências do formulário de referência. A Global Reporting Initiative (GRI) é uma das diretrizes mais adotadas para o reporte das informações, sendo seguida por 96% das empresas que divulgam dados ESG.
Além disso, o estudo destacou a importância crescente dada às estruturas de gestão de riscos, compliance e controles internos, com 91% das companhias informando adotar uma política formalizada de gerenciamento de riscos.
Em relação à diversidade de gênero nos conselhos de administração, houve uma leve melhoria, com a porcentagem de empresas sem nenhuma mulher no conselho caindo de 29% para 28%.
Investir em boas práticas de governança corporativa não é apenas uma exigência regulatória, mas também um reflexo genuíno do compromisso das empresas com o crescimento sustentável e a responsabilidade social. É um passo em direção a um futuro onde a transparência e a sustentabilidade são pilares fundamentais do mundo corporativo.