Focado especialmente em mulheres adultas, idosas e lideranças comunitárias, o Farol é um negócio social idealizado e realizado pela RDSaúde, que busca contribuir com a saúde e o bem-estar na periferia de forma inovadora, ampliando as oportunidades de promoção à saúde e prevenção de riscos.
As ações ocorrem na região do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, envolvendo a comunidade e parceiros locais. Com uma abordagem inovadora, o projeto tem parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e procura unir o saber farmacêutico a práticas tradicionais. Responsável pela gestão do projeto, a Ferso atua na construção do roadmap de implementação para padronizar a operação e oferecer melhorias por meio de documentação e sistematização de informações apuradas no dia a dia das atividades.
“Aplicamos a metodologia ágil, colaborativa, envolvendo todos os parceiros na construção do planejamento e na definição das ações a serem realizadas. A proposta é oferecer a metodologia adequada para assegurar que o projeto seja replicável”, explica Barbara Meyer, diretora da Ferso.
Como funciona o projeto Farol
A iniciativa tem sua fase piloto prevista para ser finalizada neste ano e está organizada
em quatro eixos:
- PICS, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com oficinas e rodas de conversa sobre saúde integrativa;
- Farmácia Integrativa, atividades educativas focam as plantas medicinais e produtos naturais;
- Engajamento social e comunitário, desenvolvido por atividades educativas promotoras de saúde e o fortalecimento de redes de apoio;
- Jornada do Cuidado, proposta de cuidado individual em saúde integrativa coordenada por uma equipe multiprofissional.
A Ferso conta com profissionais experientes e especialistas para a realização de projetos em Investimento Social. Entre em contato para saber mais.