Hoje, para fidelizar clientes, é preciso ir além de um bom produto ou serviço. Os consumidores estão mais conscientes dos desafios globais e do impacto da produção no planeta e, assim, exigem cada vez mais que as empresas assumam compromissos com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Nesse cenário, os princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança) e da Agenda 2030 da ONU estão moldando as relações entre marcas e clientes.
Para serem notadas e conquistar a lealdade do consumidor, as empresas precisam demonstrar genuíno interesse com a construção de um futuro mais justo e sustentável. “No mercado há uma expectativa além da prática de valores organizacionais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É preciso demonstrar uma postura clara sobre as questões socioambientais em todas os âmbitos das suas operações, da fabricação e comercialização dos produtos, escolha dos fornecedores, tratamento dos colaboradores, ao atendimento e experiência do cliente”, explica Edson Ferreira, diretor da Ferso.
O atendimento ao cliente moderno exige mais do que agilidade e bons preços. É fundamental criar uma experiência baseada em valores compartilhados, como inclusão, igualdade de gênero, erradicação da pobreza e preservação ambiental. Com isso, esse alinhamento transforma consumidores em defensores da marca.
Ao incorporar o ESG em sua estratégia, as empresas se destacam da concorrência, demonstrando transparência e propósito. Seja promovendo a igualdade de gênero, reduzindo a pegada de carbono ou apoiando comunidades locais, essas ações geram identificação e conexão emocional com o consumidor, fortalecendo a fidelidade e construindo um legado positivo.