Petrobras e Senai-ER investem em pesquisas para hidrogênio sustentável

A busca por soluções energéticas mais sustentáveis está cada vez mais em evidência. Nesse sentido, a Petrobras acaba de firmar um Termo de Cooperação com o Instituto Senai de Energias Renováveis (Senai-ER) para investir R$ 90 milhões na construção de uma planta piloto de eletrólise, com foco no estudo da cadeia de hidrogênio sustentável de baixo carbono.

A proposta é avaliar a produção e utilização do hidrogênio obtido a partir da eletrólise da água, utilizando energia solar como fonte. A Petrobras utilizará as instalações da Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, localizada no Rio Grande do Norte, para sediar essa iniciativa pioneira.

Inicialmente construída para fins de pesquisa e desenvolvimento, a usina será ampliada de 1,0 MWp para 2,5 MWp, a fim de suprir a demanda elétrica da unidade piloto de eletrólise que será instalada. O projeto tem previsão de duração de três anos.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, destaca os benefícios dessa parceria e ressalta que o desenvolvimento de conhecimento sobre o comportamento dos equipamentos diante da mistura de hidrogênio ao gás natural contribuirá para modelos de negócio de interesse da companhia. Ele enfatiza que essa iniciativa será fundamental para a análise de viabilidade econômica de projetos voltados para a produção de hidrogênio de baixo carbono e seus derivados.

Por sua vez, Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, destaca a parceria estratégica entre a Petrobras e o Senai-ER do Rio Grande do Norte. Ele ressalta a expertise do instituto em energia eólica e solar, destacando a importância dessa colaboração para impulsionar pesquisas e desenvolvimentos relacionados às energias renováveis e ao hidrogênio.

Essa iniciativa representa um passo importante no caminho para a transição energética que as empresas precisam trilhar para demonstrarem seu compromisso com a busca por alternativas mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis. A parceria entre Petrobras e Senai-ER promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor de energia, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável para todos.

Veja também

Mudanças climáticas: risco ou oportunidade? Saiba como sua empresa pode se preparar!
Empresas que integram ESG crescem mais! Descubra como tornar sua estratégia mais lucrativa e sustentável.
Brasil no centro do debate climático: COP30 impulsiona ESG, inovação sustentável e novas oportunidades.
Entenda como o ESG segue avançando em 2025 no Brasil com eventos, investimentos e governança sustentável rumo à COP 30.
Entenda como a Asseguração ESG garante transparência, credibilidade e combate ao greenwashing nas empresas.
Agora é lei. O mercado de créditos de carbono está em vigor oficialmente, no Brasil, desde dezembro de 2024.