Qual o estágio da sua empresa na Jornada ESG?

Descubra os 5 níveis de maturidade e como evoluir com estratégia e impacto!

A jornada ESG (Ambiental, Social e Governança) funciona como uma trilha com diversas etapas, as quais representam o nível de maturidade na adoção de práticas sustentáveis. Mas, afinal, como saber em qual dessas fases a sua empresa se encontra?

Um bom modelo para entender essa jornada, são os cinco estágios das empresas descritos por Simon Zadek, na Harvard Business Reviw, os quais ajudam a identificar o nível de maturidade em ESG: Defensivo, Conformidade, Gerencial, Estratégico e Civil. “Cada estágio revela as oportunidades e os desafios que a empresa enfrenta na implementação de uma estratégia sólida e sustentável. O primeiro passo é entender esses estágios e avaliar a posição atual do negócio”, detalha Edson Ferreira, diretor da Ferso. 

No estágio Defensivo, por exemplo, a organização nega seus impactos, foca na defesa de críticas e coloca a culpa em outros stakeholders, como fornecedores, clientes, comunidades e governo. No estágio Conformidade, a empresa começa a se adequar às regulamentações e a promover ações para minimizar riscos, tendo uma postura de “esse é o custo do negócio”. Conforme ela avança para o estágio Gerencial, o ESG passa a ser mais estruturado, com políticas e iniciativas claras, que trazem o controle das atividades para o processo de gestão do negócio. Já no estágio Estratégico, as práticas sustentáveis se tornam parte do core business da empresa, com metas e resultados mensuráveis, visando a melhoria contínua de sua gestão do tema. Por fim, as empresas que alcançam o nível Civil tornam-se referência no mercado, influenciando positivamente outros negócios, principalmente em seu setor, e a sociedade.

Saber identificar em qual estágio de gestão das temáticas ESG sua empresa se encontra é o primeiro passo para evoluir nessa jornada. Além de garantir conformidade com normas e regulamentações, avançar nos estágios de ESG traz benefícios, como maior competitividade, inovação e fortalecimento da marca no mercado. Agora que conhece as etapas, pode consultar a Ferso para apoiar a Jornada de ESG na sua empresa.  

Veja também

Mudanças climáticas: risco ou oportunidade? Saiba como sua empresa pode se preparar!
Empresas que integram ESG crescem mais! Descubra como tornar sua estratégia mais lucrativa e sustentável.
Brasil no centro do debate climático: COP30 impulsiona ESG, inovação sustentável e novas oportunidades.
Entenda como o ESG segue avançando em 2025 no Brasil com eventos, investimentos e governança sustentável rumo à COP 30.
Entenda como a Asseguração ESG garante transparência, credibilidade e combate ao greenwashing nas empresas.
Agora é lei. O mercado de créditos de carbono está em vigor oficialmente, no Brasil, desde dezembro de 2024.