Durante a COP29, o EFRAG (European Financial Reporting Advisory Group) e o CDP (Carbon Disclosure Project), o sistema global independente de divulgação para empresas medirem e gerenciarem seus impactos ambientais, anunciaram ampla convergência e integração de sistemas entre o CDP e os Padrões Europeus de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS). Isso marca um passo significativo em direção aos objetivos compartilhados para criar eficiência no ecossistema de dados ambientais.
A cooperação entre EFRAG, Sustainability Reporting Board (SRB) e CDP inclui iniciativas importantes que visam reduzir a carga de relatórios para as empresas, ao mesmo tempo em que apoiam organizações globais a implementar a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD).
A Ferso está preparada para essa mudança e conta com uma equipe especializada para a realização das atividades que envolvem o CDP.
“Para este atendimento, realizamos uma consultoria técnica para revisar e responder aos questionários de clima, gestão hídrica e florestas. Nosso trabalho visa avaliar o cenário atual do cliente em relação aos requisitos previamente mapeados e a análise detalhada dos itens a serem cumpridos”, explica Edson Ferreira, diretor da Ferso.
Entre as atividades, também está a realização de um workshop de capacitação sobre os Padrões de Relatório de Sustentabilidade da União Europeia (ESRS).
Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade & ESG, da CTG Brasil, considera importante a capacidade técnica dos profissionais envolvidos no projeto, diante da nova abordagem e da necessidade de coletar dados de forma mais abrangente. “Após o trabalho com a Ferso, a iniciativa ‘gestão de temas relacionados a mudanças climáticas’ está mais clara de como precisa ser executada na empresa. Já estamos avaliando a necessidade dos ajustes baseados na experiência da aplicação do CDP”, ressaltou.
Veja abaixo os principais destaques da iniciativa europeia:
- Princípio da dupla materialidade, empresas precisarão relatar tanto seus impactos no meio ambiente e na sociedade, quanto os riscos e oportunidades financeiras relacionados a questões de sustentabilidade;
- Maior cobertura de questões de sustentabilidade incluindo fatores ambientais, sociais e de governança (ESG);
- Alinhamento com outros padrões internacionais de relatórios de sustentabilidade, como o GRI (Global Reporting Initiative) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade, SASB (Sustainability Accounting Standards Board).
Quer saber mais sobre o nosso atendimento para CDP? Entre em contato com nossos profissionais.