A importância do CDP
Com o crescente foco na responsabilidade ambiental, a publicação de relatórios ESG (ambientais, sociais e de governança) e a resposta a questionários para avaliação técnica ganham destaque no cenário corporativo global. Grandes empresas já demonstram seu compromisso divulgando ações sustentáveis e essa tendência de normatização também chega à Europa, onde cerca de 50.000 companhias precisarão seguir novas normas de sustentabilidade a partir deste ano.
Um dos principais instrumentos utilizados para essa avaliação é o CDP, uma plataforma internacionalmente reconhecida que mede o progresso das organizações na gestão do impacto ambiental. As empresas voluntariamente adotam o sistema, que fornece uma pontuação anual, que vai de A à F para classificar a empresa, baseada em métricas alinhadas às recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), com a avaliação cada vez mais voltada aos objetivos de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Essa ferramenta ajuda investidores e stakeholders a avaliarem riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas, promovendo uma gestão mais consciente.
“Os benefícios de participar do CDP vão além do reconhecimento internacional. As empresas que respondem ao relatório fortalecem sua reputação, tendo maiores chances de atraírem investimentos verdes ao ganharem maior confiança do mercado em relação a sua gestão ESG. Também permite identificar oportunidades de economia de custos, gerenciar riscos de forma mais eficiente e impulsionar a inovação”, ressalta Edson Ferreira, diretor da Ferso.
Para manter sua relevância, o CDP vem aprimorando sua estrutura, com novidades implementadas em 2024. Entre elas, um questionário unificado que simplifica o processo de resposta, maior atenção às pequenas e médias empresas, além de foco na coleta de dados sobre biodiversidade e ecossistemas. “Essas mudanças visam facilitar a participação, ampliar o impacto das ações e fortalecer a responsabilidade ambiental na cadeia de fornecedores”, explica o diretor.
As melhorias facilitam a compreensão do desempenho ambiental das organizações, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva pelos investidores, reguladores e demais partes interessadas.
Confira abaixo as principais datas do Ciclo CDP 2025:
- Semana de 9 de junho – Prazo final para envio de listas pelos solicitantes;
- Semana de 16 de junho – Abertura da janela de reporte de 2025 para todos os divulgadores.;
- Semana de 15 de setembro – Prazo final para pontuação
- Semana de 17 de novembro – Prazo final para o envio de respostas não pontuadas e ajustes finais.
Quer saber mais sobre o nosso atendimento para CDP? Entre em contato com nossos profissionais.